A complexa fusão, que recentemente obteve aprovação judicial federal após um acordo antitrust, vem com condições rigorosas. O novo conglomerado está legalmente obrigado a lançar pelo menos 30 filmes nos cinemas em cada um dos seus primeiros dois anos, aumentando para 32 anualmente do terceiro ao quinto ano. Crucialmente, os lançamentos amplos devem manter uma janela teatral exclusiva de 45 dias antes de um período de 90 dias de espera para o streaming por subscrição. Além disso, um compromisso de 300 milhões de dólares por ano — totalizando 1,5 mil milhões de dólares ao longo de cinco anos — está destinado à produção cinematográfica nos EUA. Estas promessas foram reforçadas pelo próprio Ellison numa carta aberta à comunidade criativa no início deste ano, após uma proativa digressão de lobbying pela Europa.
Entre os otimistas está Pierre-Antoine Capton, co-fundador e presidente da gigante de produção europeia Mediawan. Capton expressou confiança na visão de Ellison, dizendo à Variety: “Acredito que a sua visão é, antes de tudo, uma ambição artística e criativa.” Ele vê a consolidação como uma estratégia necessária num cenário económico desafiador, potencialmente criando oportunidades para empresas independentes fortes. Este sentimento é partilhado por Tim Richards, CEO da potência de exibição Vue, que aponta para o histórico de Ellison na Paramount, notando o aumento da sua produção cinematográfica de sete ou oito para 15 filmes anualmente antes mesmo de o negócio da Warner Bros. estar em cima da mesa.
No entanto, nem todas as figuras da indústria europeia partilham este otimismo sem reservas. Marco Chimenz, um proeminente executivo de produção italiano e ex-presidente do European Producers Club, expressou ceticismo em relação à produção cinematográfica prometida. Traçando paralelos com a fusão Disney-Fox, Chimenz duvida que a entidade combinada mantenha ou aumente a sua produção cinematográfica, particularmente para projetos de médio orçamento, afirmando: “Duvido que isso aconteça, da mesma forma que não aconteceu quando a Disney se fundiu com a Fox.” O analista de media François Godard também levantou preocupações de que novos créditos fiscais federais dos EUA poderiam incentivar as produções de Hollywood a afastar-se da Europa, Canadá e Austrália, regressando para filmar principalmente nos EUA.
Apesar destas preocupações, o robusto setor de produção do Reino Unido mantém-se confiante. Figuras da indústria como Clare Binns, diretora criativa da Picturehouse Cinemas, e Tim Richards da Vue, ambos destacaram a força de trabalho altamente qualificada do Reino Unido, a infraestrutura estabelecida e os atrativos créditos fiscais como fortes dissuasores contra um êxodo em massa de filmagens de Hollywood. Binns, embora cautelosamente otimista sobre o compromisso declarado de Ellison com 30 filmes, enfatizou que “não são apenas os 30 filmes. É o que são esses 30 filmes. São o que são essas contratações.” Ela sublinhou a importância de uma vasta gama de filmes, vozes diversas e uma vontade de correr riscos, expressando preocupação com uma potencial aprovação conservadora e uma falta de diversidade nas contratações chave.
Na frente televisiva, Chimenz está mais esperançoso, antecipando um impacto positivo na encomenda de séries de TV na Europa, particularmente dado o papel ativo da HBO em coproduções internacionais e o apetite local por conteúdo original. A fusão também exigirá uma reconfiguração das ofertas desportivas, com a Paramount+ a lançar a Champions League no Reino Unido e na Alemanha, enquanto a WBD já é coproprietária da TNT Sports com a BT.
Em última análise, o setor de entretenimento europeu está a observar atentamente como David Ellison navega o intrincado equilíbrio entre ambição criativa, compromissos financeiros e o significativo fardo da dívida. Os próximos anos revelarão se o novo gigante de Hollywood pode cumprir as suas promessas e fomentar um panorama cinematográfico e televisivo diversificado e próspero em todo o Atlântico.
